1. A
  2. B
  3. C
  4. D
  5. E
  6. F
  7. G
  8. H
  9. I
  10. J
  11. K
  12. L
  13. M
  14. N
  15. O
  16. P
  17. Q
  18. R
  19. S
  20. T
  21. U
  22. V
  23. W
  24. X
  25. Y
  26. Z
Maço

Martelo de pau ou borracha com a cabeça maior em peso e dimensão.

Malhete

É uma ensambladura onde existem dois conjuntos complementares de cortes em duas peças de madeira que são encaixados e colados.

Marcenaria

A Marcenaria é o ofício e o local onde o marceneiro trabalha a madeira de modo a construir e reparar mobiliário e objectos de desenho e acabamento mais elaborados. É à arte da marcenaria que cabe a decoração de objectos com técnicas como torneados, talhas ou embutidos, para as quais são utilizadas muitas ferramentas de mão como formões, plainas, goivas, grosas, etc.

Machado

Ferramenta com que o carpinteiro desbasta a madeira e a aparelha, preparando-lhe faces planas ou curvas.

Meia Esquadria

Ferramenta que consiste numa régua de madeira onde estão encastradas duas peças de madeira. Serve para traçar ângulos rectos, de 45º, de 60º e de 30º.

Entalhe

Trabalho artesanal de corte da madeira de forma a dar-lhe relevo e construir desenhos em alto relevo. Pode ter como objectivo resolver questões práticas, como desenho de encaixes, ou criar objectos de acabamento mais trabalhado, como as talhas em molduras ou decoração de igrejas. Para o entalhe são utilizadas ferramentas como formões, goivas ou limas.

Escopro

Ferramenta de aço terminada em gume que serve para abrir sulcos, arrancar e cortar pregos, utilizando um martelo ou maço para percutir o escopro.

Enxó

Instrumento para desbastar tábuas ou pequenas peças de madeira, é formada por uma larga e robusta lâmina afiada perpendicular ao cabo.

Ensambladura

Modo como se juntam ou unem peças de madeira recorrendo a entalhes. As ensambladuras tradicionais em madeira são a cauda de andorinha, a caixa e espiga e o malhete.

Esquadro

Ferramenta que serve para traçar ângulos rectos e linhas paralelas e perpendiculares.

Serra

É uma ferramenta manual de corte accionada por uma ou duas pessoas. As serras que necessitam de duas pessoas para lhes conferir acção mecânica implicam força alternadamente em cada extremo da lâmina. Existem diferentes serras como a serra braçal, a serra de mão, a serra de rodear e a serra de sambrar.

Serrote

Serra portátil com um cabo que permite ser accionada por uma única mão. Existe o serrote de costas, o serrote de ponta e o serrote ordinário.

Suta

Instrumento com que se medem ou traçam ângulos.

Serra Circular

Ferramenta de mão ou máquina composta por um disco cujo perímetro é uma lâmina de serrilha e que serve para cortar linhas rectas ou de curvatura larga em peças de madeira de média dimensão. Os discos podem ter diferentes dimensões e a lâmina também pode ter serrilhas mais grosseiras ou mais finas.

Sargento

Prensa de madeira ou de metal para comprimir peças de média-grande dimensão. A compressão funciona com uma escala grosseira onde prende a aste móvel e comprime mais finamente com um parafuso integrado nessa peça móvel.

Serra de Fita

Máquina de grande porte que acciona uma fita circular em que um dos lados é serrilhado. A acção da fita é feita através da rotação que é feita por dois volantes nos quais está encaixada a fita. A fita pode estar disposta vertical ou horizontalmente. A serra de fita permite fazer cortes rectos ou irregulares e permite cortar peças de madeira de grandes dimensões.

Restyle

O Restyle é a actividade que transforma o aspecto e por vezes também a utilização de uma peça de mobiliário. O recurso a variadíssimos materiais frequentemente reutilizados e a técnicas decorativas como a pintura e a colagem permitem a recriação dos objectos e a melhor integração dos mesmos no ambiente que ocuparão.

Prensa

Aparelho manual ou mecânico que comprime um objecto ou duas peças que se queiram colar. Os diferentes tipos de prensa podem ser construídos em ferro ou madeira e têm diferentes dimensões e formatos dependendo dos objectos que é necessário prensar. Denominam-se prensa de mão, gastalho, sargento, sargento de ferro e grampo.

Plaina

Instrumento para nivelar ou desengrossar/desbastar a madeira. Conforme o tipo de plaina pode fazer desde o desbaste grosseiro duma peça serrada até ao afagamento final. Consiste num corpo de madeira ou de metal com uma base normalmente plana que sustém uma lâmina ou ferro disposto em ângulo e marginalmente exposto em relação à base. Há vários tipo de plainas como a junteira, a garlopa e o rebote.

Verruma

Instrumento em forma de “T” utilizado para abrir furos manualmente na madeira, com uma haste lavrada em hélice e de extremidade pontiaguda, com aspecto semelhante a um grande parafuso. Denomina-se Trado quando é manobrado com as duas mãos e Verruma quando é manobrado apenas com uma.

Turquês

Instrumento de metal semelhante a um alicate mas cujas pontas são laminadas e permitem arrancar pregos ou apertar um objecto.

Tupia

Ferramenta de mão ou máquina que permite moldar as arestas de placas de madeira ou desenhar um relevo contínuo numa tira de madeira. A tupia funciona através da rotação extremamente rápida de uma lâmina com determinado desenho que desbasta a madeira consoante o desenho da lâmina. É utilizada frequentemente para fazer relevos simples em molduras ou almofadas de portas, por exemplo.

Cepo

Instrumento análogo à plaina cuja lâmina tem um desenho que cria sulcos ou moldados quando se corta a madeira. Destina-se à execução de peças corridas, concavas, convexas ou de curvatura simultaneamente concava e convexa. Há diferentes tipos de cepos como a gula, o cantil, a goveta, a nacela, o guilherme e o corteché americano.

Cavalete de Serrador

Apoio para assentar peças de grande dimensão que não ficam estáveis apenas pousadas na bancada ou nas máquinas.

Cintel

Ferramenta de desenho que serve para traçar arcos de grande raio.

Carpintaria Mecânica

A carpintaria mecânica é a oficina de carpintaria com maquinaria capaz de tratar para vários fins a madeira em bruto ou em toro. A procura específica deste tipo de carpintarias está relacionada com a construção civil ou projectos em que são necessárias peças de madeira com dimensões ou características menos comuns e mais difíceis de encontrar em estâncias de madeiras.

Carpintaria

A carpintaria é o ofício e o local onde o carpinteiro utiliza a madeira para construir desde mobiliário de linhas mais simplificadas a equipamentos e obras que exijam este material: pavimentos, caixilharia, portas, rodapés, escadas, estruturas de paredes e telhados, cofragens, moldes, etc. O trabalho do carpinteiro passa pela leitura do desenho técnico (mais complexo no caso dos carpinteiros ligados à construção civil), escolha da madeira, corte das peças, montagem do objecto e acabamento. Relacionado: Carpintaria Mecânica, Carpintaria de Bancada

Cauda de andorinha

É uma ensambladura muito resistente às forças de tracção. O encaixe de cada um dos elementos é feito com pinos com a forma trapezoidal. Depois de colado, o encaixe dispensa qualquer tipo de auxiliares mecânicos. O uso mais comum da ensambladura em cauda de andorinha é na ligação dos lados com a frente de gavetas em mobiliário.

Caixotaria

A Caixotaria é a oficina onde se constroem caixas e embalagens em madeira, seja para fins domésticos de arrumação, seja para transporte de longas distâncias de grandes volumes ou objectos sensíveis.

Conservação e Restauro

A Conservação e Restauro é a arte de manter e consertar objectos de madeira, geralmente recorrendo à estética original. É um trabalho de pormenor e rigor que obriga à procura de materiais (madeiras, colas e produtos corantes) que respeitem o património representado pela peça.

Carpintaria de Bancada

A carpintaria de bancada é a oficina de carpintaria onde o trabalho é feito maioritariamente com recurso a ferramentas de mão, recorrendo mais a técnicas tradicionais de cortar a madeira, de fazer os encaixes e preparar os acabamentos das peças.

Casqueiro

O Casqueiro é o carpinteiro que constrói as estruturas de sofás, maples e cadeirões que seguirão posteriormente para uma oficina de estofagem. É um trabalho que não exige acabamento da madeira utilizada mas requer conhecimento que garanta a estabilidade dos esqueletos destas peças.

Fio de prumo

Instrumento constituído por um fio no qual é suspensa uma peça de metal e que serve para verificar a verticalidade de uma peça.

Formão

Instrumento constituído por uma lâmina grossa de aço que serve para desbastar madeira e abrir mechas. Os formões têm diferentes tamanhos e ângulos e são percutidos com um martelo ou maço.

Orla

Adorno na margem ou na extremidade. Orlar, pôr orla ou cercadura em, ornar em toda a roda. Acabamento de peças de mobiliário utilizando uma tira que é colada na espessura da madeira, por exemplo, em tampos ou prateleiras.

Grosas

Ferramenta análoga à lima em que o picado tem a aparência de escamas formadas por uns pequenos dentes semi-cónicos. Servem para os acabamentos, retirar asperezas e alisar a superfície da madeira. Tem menor precisão que a lima e uma capacidade de desbaste superior. Tal como a lima, têm diferentes formatos e grossuras de rugosidade.

Graminho

Instrumento para traçar riscos paralelos à borda das tábuas.

Garlopa

Instrumento semelhante a uma grande plaina, utilizada para desbastar peças de madeira de grande dimensão.

Goiva

É um formão cuja lâmina de ferro côncava, em forma de uma cana vazada, abre caneluras e diversos entalhes curvos. As goivas têm diferentes tamanhos e ângulos e são percutidas com um martelo ou maço para trabalhos ou fases do trabalho mais grosseiras.

Banco de carpinteiro

Mesa onde o carpinteiro executa quase todos os seus trabalhos. É constituído por uma trave longitudinal fixa a quatros pés ligados entre si por travessas e em geral estes são revestidos de tabuado de modo formar um pequeno armário. Os pés são muitas vezes inclinados a fim de aumentar a estabilidade do banco, opção que se tem vindo a perder em detrimento de pés ortogonais. Num dos lados mais compridos da barra encontram-se entalhes para colocar ferramentas.

Nível

Instrumento que serve para determinar a linha horizontal. Pode conter um tubo com líquido e uma pequena bolha de ar que ajuda a determinar a linha horizontal.